CADERNO
Este trabalho é fruto de um Projeto que tem como foco a possibilidade de pensar o Ensino de História através de um campo específico: A História da Saúde e das Doenças. Essa área de pesquisa, tem se mostrado bastante instigante, principalmente pelo momento pandêmico atual que atravessamos. No entanto, existem possibilidades propositivas que abarquem a História da Saúde e das Doenças na sala de aula, como um fio condutor para se problematizar os conteúdos previstos na BNCC para uma parte do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Sendo assim, esse caderno traz propostas de aulas a partir de Documentos referentes à História da Saúde em Goiás. O material foi pensado para apresentar para cada sugestão as competências e habilidades que se aplicam da BNCC, facilitando o trabalho da professora e do professor da Educação Básica. Esse caderno de sugestões tem aulas apresentadas de duas formas: a primeira com metodologias mais conhecidas e a segunda focada nas metodologias ativas com indicações de vídeos e textos para que a professora e o professor possam conhecer e verificar as possibilidades de aplicação. Esperamos que a todas e todos o produto deste projeto possa ser útil, tanto no cotidiano da sala de aula, quanto para pensar o ensino e as metodologias da História na Educação Básica.