CADERNO
Este material é fruto de pesquisa realizada em conjunto com o discente João Vitor Leal Lobato, onde o foco é buscar nos memorialistas alguns recortes que possam ser utilizados como fontes em sala de aula. Neste sentido, a temática escolhida foi a dos Tipos Urbanos, mulheres e homens colocados à margem da sociedade e esquecidos pelo processo histórico firmado na figura apenas de personalidades políticas. Esta abordagem permite perceber como os memorialistas constroem tais trajetórias e possibilita levar para sala de aula nomes que não são relacionados com a História Local. A História Regional/Local é de extrema importância no Ensino de História, através deste recorte se permite que as discentes e os discentes se vejam como parte de um contexto, como sujeitos históricos que são. Partindo de uma problematização da própria cidade ou mesmo da trajetória dos chamados anônimos, a relação entre História e Memória fica mais evidente construindo um sentido ao aprendizado da disciplina. Seguindo este direcionamento, entregamos aqui o primeiro volume deste livro de sugestões de aulas e atividades voltadas para a Educação Básica, construindo problematizações através da fonte para facilitar o processo de elaboração das professoras e dos professores da Educação Básica. Esperamos que o conteúdo possa ajudar e ser útil em sala de aula, lembrando que são apenas sugestões e que outras infinitas abordagens podem ser realizadas e, da mesma forma, mesmo não sendo de Goiás, pode-se utilizar para redirecionar o olhar muitas vezes centralizado no eixo Sudeste.
Prof. Dr. Éder Mendes de Paula