top of page

001 - ENTREVISTA - JESUSA APARECIDA DE BRITO RIBEIRO


 

ENTREVISTA

 

LEPH - Revista Me Conta Essa História Ago. 2020 Ano I Nº 008 ISSN - 2675-3340 UFJ.

 

Por Natália Alves [1]


Graduanda em História pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí (UFG/REJ), Jataí, Estado de Goiás - 5° Período.

 

Professora da Educação Básica

Jesusa Aparecida de Brito Ribeiro

 

Pergunta 1


Quais são as suas expectativas para o retorno das aulas presenciais?


“Acredito que a relação professor/aluno estará, ainda mais, pautada no respeito, na cooperação e no crescimento destes, uma vez que os discentes estão verbalizando, nas aulas on-line, que sentem falta do olho no olho na explicação dos conteúdos feita pelo professor. Isto é, sentem-se privados da relação interpessoal construída no ambiente escolar e tão importante no desenvolvimento da personalidade do ser humano; confirmando, assim, a teoria de Sigmund Freud, “o ser é em sua essência relacional”.


Pergunta 2


Qual sala de aula você espera encontrar, considerando toda a situação que envolve a pandemia e toda a carga mental do isolamento, como você espera que seus alunos estejam nesse retorno? Quais cuidados você considera que os professores devam ter com esses alunos nesse retorno?


“Creio que os alunos estarão mais conscientes da importância de manutenção dos hábitos higiênicos, como lavar as mãos constantemente, uso da máscara facial e do álcool gel.

Também, acredito que durante o isolamento social, eles estão percebendo que é importante valorizar a relação familiar e os fatos mais simples da vida, já que essa se demonstra tão efêmera nesse momento da pandemia.

Creio que valorizarão mais os estudos, porque ficou muito acentuado às pessoas a segregação econômica; assim, os indivíduos com menos estudos estão no topo das estatísticas do grupo dos desempregados do nosso país e, outrossim, sofrendo mais os efeitos da Covid-19.

Dessa maneira, acredito que o professor tem o papel de incentivar os discentes a continuarem os estudos e respeitar as recomendações sugeridas pela Organização Mundial de Saúde para garantir a sua sobrevivência neste mundo incerto atual.


Pergunta 3


Quais são suas considerações sobre o ensino EAD, considerando todas as discussões que estão sendo feitas em relação a essa modalidade na aprendizagem dos alunos? Nesse sentido, o que mais prejudicaria os alunos nessa modalidade, principalmente os alunos da rede municipal e estadual?


Com relação ao ensino EAD, o considero eficiente se as pessoas envolvidas nesse processo possuírem os equipamentos tecnológicas necessários para uma eficiente comunicação e troca de experiências dos conteúdos de cada série escolar. Contudo, essa não é a realidade da maioria das nossos alunos, que não tem um computador, celular e internet de boa qualidade para acompanhar as aulas disponibilizadas nas plataformas educacionais on-line. Existem exemplos de famílias que precisam compartilhar um único celular para vários filhos, tornando esse ensino quase impossível. Então, pode se concluir que os discentes possuidores desses recursos tecnológicos terão mais privilégios em relação aos demais.


Pergunta 4


Quais serão as maiores dificuldades do corpo docente da escola para retomar o ritmo das aulas presenciais?


“Acreditando num “novo normal”, caracterizado na conciliação de aulas presenciais e on-line, o professor ficará sobrecarregado em sua nova rotina.

Também, será observado um desnivelamento de aprendizagem dos educandos, devido à falta de recursos tecnológicos de alguns deles, cabendo à gestão escolar e docentes a elaboração de um projeto de recuperação de conteúdos para aqueles que não conseguiram acompanhar os estudos das aulas remotas das turmas em que estão inseridos.

Apesar dessas dificuldades, compreendo que esse período de pandemia deixará alguns legados importantes nas políticas educacionais do país, como: maior participação da família na vida acadêmica do filho(a) e maior inserção de recursos tecnológicos nas aulas do professor.”

 

COMO CITAR


ALVES, Natália. ENTREVISTA: Jesusa Aparecida de Brito Ribeiro. In:. Revista Me Conta Essa História, a.I, n.08, ago. 2020. ISSN 2675-3340. Disponível em: https://www.mecontaessahistoria.com.br/post/001-entrevista-jesusa-aparecida-de-brito-ribeiro . Acesso em:

35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O FUTEBOL COMO PROJETO POLÍTICO-IDEOLÓGICO DE VARGAS

LEPH - Revista Me Conta Essa História Ago. 2020 Ano I Nº 008 ISSN - 2675-3340 UFJ. Por Marcus Vinícius de Araújo Pereira RESUMO O presente artigo busca traçar uma discussão acerca da forma

Kommentare


Die Kommentarfunktion wurde abgeschaltet.
bottom of page